quinta-feira, outubro 15, 2009

MED - Texto

O Comité Português de Antigos Escuteiros e Guias – AEG, (Escutismo e Guidismo Adulto), que integra as 3 Associações de Escuteiros Adultos de Portugal: FNA - Fraternidade de Nuno Álvares, FAEP - Fraternal de Antigos Escoteiros de Portugal e a AAG - Associação das Antigas Guias, organizou em Portugal, o XIII Encontro Mediterrânico da ISGF – International Scout and Guide Fellowship e a Conferência da sub-região da Europa do Sul, e que decorreu de 8 a 13 de Outubro, em Tavira – Algarve, com o tema: “O mar que nos une – Caminho de culturas, Criatividade e Inovação”.
Nesta acção estiveram presentes 175 participantes que representavam 17 países a saber: Arábia Saudita, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Egipto, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbia, Liechtenstein, Marrocos, Reino Unido, Suiça e Portugal.

A representação da FNA ficou a cargo do Coordenador Nacional que é igualmente Presidente da AEG, Jorge Caria e dos seguintes Associados: Manuel Tomás da Comissão Fiscalizadora Nacional, Paulo Paias, Presidente da Direcção do Núcleo de Lagoa, António Fontinha do Núcleo de Avintes, José Machado do Núcleo de Grijó, tendo ainda tido o inestimável apoio dos elementos do Núcleo de Lagoa, João Prata, Maria José e Marco Paulo.

Este Encontro era composto de quatro partes a saber:

Dia 8 – Abertura do Encontro, Recepção e acreditação dos participantes.
· Abertura oficial do Encontro, na Igreja da Misericórdia.
· Recital de piano.
Dia 9 – Painel sobre as “Influências em Portugal e no Algarve vindas do MAR”,
seguido de debate.
· Debate sobre o tema: “Viver saudável com a Dieta mediterrânica”.
Dia 10 – Visitas culturais.
· A cidade de Faro, visita da cidade e as influências que sofreu;
· A Rota da Cortiça em S. Brás de Alportel;
· A cidade de Portimão, com visita ao Museu.
· Almoço em Silves, oferecido pelo Município de Silves e visita à Cidade
· Visita a Sagres e Cabo de S. Vicente
· Jantar em Lagoa, oferecido pelo Município de Lagoa
Dia 11 – Dia da Europa
· Apresentação das diversas Associações da sub-região da Europa do Sul, presentes no Encontro.
· Conferência da sub-região da Europa do Sul.
· Escolha do representante da sub-região da Europa do Sul, para o Comité Europeu, tendo sido escolhido o representante de Chipre , Photis Mammides , para substituir o representante da Grécia Christo Loukatos.
· Apresentação da Conferência Europeia, a realizar em 2010 em Chipre.
· Apresentação da Conferência Mundial, a realizar em 2011 em Itália.
· Apresentação da candidatura para a realização do próximo Encontro do Mediterrânico, em 2012, apresentada pela Espanha.
Dia 12 – Dia da Comunidade - Visita guiada à Cidade de Tavira.
· Boa Acção simbólica para com a Comunidade, plantando na Mata da Conceição, uma árvore por cada país presente.
· Boa Acção, entrega de uma cama articulada e de uma cadeira de rodas, na Misericórdia de Tavira, subsidiadas com donativos dos participantes.
· Jantar de Gala, oferecido pelo Município de Tavira, com a presença do Engenheiro Mácario Correia.
· Encerramento do Encontro.
Dia 13 – Partida dos Participantes

Este Encontro pretendeu divulgar, além do trabalho desenvolvido pelas Associações presentes, a troca de experiências de realidades semelhantes, mas também divulgar a beleza de Portugal e os seus segredos de país mais que mediterrânico e que tem uma história muito rica.

Foi reafirmado que as Associações de Antigos Escuteiros e Guias no Mundo pretendem que os seus membros sejam testemunho vivo dos ideais de Baden-Powell, que abraçaram quando jovens, e de que como adultos deverão continuar ao SERVIÇO de Deus, do País e do Próximo.

Texto de: Manuel Tomás

Sem comentários: