domingo, abril 06, 2008

Mãe Soberana - Loulé

"...Festa da Mãe Soberana, em honra de Nossa Senhora da Piedade, profundamente enraizada na comunidade louletana e que é também um dos mais importantes cartazes turísticos da região algarvia. São milhares os peregrinos esperados nestes dias na cidade para ver a imagem da Padroeira e acompanhar as várias actividades previstas, nomeadamente as eucaristias. A festa decorre em dois momentos distintos: no Domingo de Páscoa (Festa Pequena) e passados quinze dias (Festa Grande). Assim, no primeiro momento, tem lugar a descida do cerro da imagem da Nossa Senhora em direcção à Igreja de S. Francisco. Durante os quinze dias da sua estadia neste local, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual. Quinze dias depois realiza-se aquela que é considerada a Festa Grande, com uma missa campal e a procissão pelas principais artérias da cidade, com os homens-do-andor a carregarem a imagem da Nossa Senhora da Piedade, numa escalada íngreme, em ritmo acelerado, até ao seu altar. É o adeus da Padroeira à sua terra e o regresso à sua pequena Ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade. Nesta manifestação de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular. " in Algarve Digital


A convite do Agrupamento do CNE de Loulé, vários elementos do Núcleo de Lagoa estiveram este fim de semana (5 e 6 de Abril) a colaborar nas Festas da Mãe Soberana.

Esta actividade de Núcleo agendada desde o ano passado teve inicio com um raide de Lagoa até Loulé, por parte dos elementos do Núcleo acompanhados de outros Lagoenses que habitualmente colaboram connosco.





Sem comentários: