sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Dia de BP - Reflexão


Os membros do Núcleo de Lagoa da FNA comemoraram os 150 anos do nascimento de Baden Powell, chefe mundial e fundador do Escutismo, com uma cerimónia simples mas de grande significado para todos os presentes. Decorreu na nossa sede, uma vez que este ano o 22 de Fevereiro calhou no dia da nossa reunião semanal, quinta-feira.

Aproveitámos a altura para fazer duas importantes reflexões.

A primeira sobre a “Ultima mensagem de BP”, que muito diz a todos nós que escolhemos este ideal de vida.

Da reflexão podemos sintetizar que a mensagem continua actual apesar da sua simplicidade, tem muito conteúdo, pois como foi afirmado por um dos nossos membros, “…O Homem continua a ser Homem” apesar da evolução dos tempos, é a felicidade que nos motiva, no dia a dia, na ajuda ao próximo, no trabalho, na família, no lazer, enfim, em tudo o que fazemos. Para um escuteiro, jovem ou adulto, um sorriso continua a ser o melhor pagamento que recebemos.

Para os que não passaram por esta escola de vida, nem sempre o ajudar o próximo de forma desinteressada é encarado com bons olhos, mas nós, escuteiros, continuamos com os mesmos princípios apesar das adversidades.

O Escutismo continua a ser uma escola de formação e um complemento importante na formação dos jovens. Nos pequenos gestos do dia a dia é que está a virtude e a melhor atitude de um Escuteiro. Com pequenos gestos se pode passar uma grande mensagem. O Escuteiro deve continuar a fazer a “Boa Acção Diária” e a reflexão pessoal sobre as suas atitudes, para puder …deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou.

O tema seguinte a reflectir foi sobre “Qual o papel do Escutismo Adulto”.

Todos concordamos que é uma caminhada diferente da que tivemos enquanto jovens ou como orientadores (dirigentes) de jovens, mas é a continuação do que esta escola nos deu e acima de tudo é uma forma de estar na vida.

No Escutismo Adulto, “…ou se sente ou não se sente a chama dentro de nós”, e para que sejamos realmente bons escuteiros adultos temos que “…sentir que a promessa (que em tempos fizemos e recentemente renovamos) está viva dentro de nós”.

O que pretendemos acima de tudo é dar um pouco de cada um para benefício da sociedade.

O Movimento a que pertencemos enquanto jovens (Corpo Nacional de Escutas) foi uma referência grande na nossa formação e o que pretendemos é poder fazer alguma coisa por ele enquanto adultos (Fraternidade de Nuno Álvares), seguindo sempre os princípios que nos foram transmitidos e a promessa que fizemos, tentando assim melhorar a sociedade que nos rodeia.

Como conclusão para este dia de reflexão, olhando para os dois temas abordados, o ESCUTISMO é um instrumento de formação, cada vez mais necessário nos dias de hoje, em que os valores da sociedade se vão perdendo…


Paulo J. P. Paias

Morcego Solitário

Presidente do Núcleo de Lagoa

Fraternidade de Nuno Álvares

Sem comentários: