sábado, novembro 18, 2006

Um Mundo Uma Promessa



FNA abre comemorações do Centenário

No passado Domingo, 12 de Novembro, em Bairro – Vila Nova de Famalicão, Região de Braga, a Fraternidade Nuno Álvares, juntou cerca de 600 elementos entre associados, alguns membros do CNE, Guias de Portugal e também familiares. Foram encerradas as comemorações dos 50 anos de FNA e a abertura das comemorações dos 100 anos do Escutismo.
Bem cedo começaram a reunir-se os participantes junto à capela de Bairro de onde saiu o cortejo até a Quinta de Vila Verde, onde se desenrolou toda a actividade. Foram 37 os Núcleos presentes, 7 regiões representadas e um mar de sorrisos. O dia estava bonito, assim como bonito foi o início desta actividade com o reencontro de boas amizades, algumas construídas no ultimo ACANAC da FNA. A entrega de uma medalha comemorativa foi uma ideia da organização que agradou a todos, uma boa recordação.
No local bastante aprazível, chegado o desfile, deu-se início à Eucaristia presidida pelo Assistente Regional de Braga do CNE, acompanhada de cânticos por um coro misto dos Agrupamentos de Bairro e S. Miguel de Ceide. Estavam reunidas as condições para uma actividade verdadeiramente escutista. O Chefe Nacional do CNE, Luís Lidington fez-se representar por José Pedro Sousa, Chefe Regional de Braga. Presentes também outros responsáveis regionais e nacionais da FNA e do CNE.
O almoço chegou, num ambiente extraordinário, à altura do momento, onde não só se comeu, como se recordou as canções escutistas. A Direcção Regional de Braga esmerou-se na organização e o resultado foi mais uma actividade que mostra que a FNA sabe estar no Escutismo e se empenha a manter viva a chama.
A meio da tarde a cerimónia de encerramento, ao jeito de uma sessão solene, foi presidida, pelo Sr. Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Reuniu oradores convidados que de forma pedagógica nos falaram de Beato Nuno, de valores e missão, do porquê da existência da FNA e das suas funções no Escutismo.
D. Jorge Ortiga deu-nos a honra da sua presença, tendo-nos dirigido palavras de incentivo, recordando a “missão” de um escuteiro, quer esteja no activo do CNE, quer esteja na FNA, numa festa que teve de tudo um pouco, desde a confraternização e o estreitar de laços de amizade. à reflexão da nossa função na associação. No final do dia, foram entregues as lembranças, azulejos alusivos ao evento, pintados à mão na Cerâmica de Bairro.
É importante a nossa participação nos eventos e actividades, é importante estarmos disponíveis para continuarmos a construir uma FNA que merecemos. Criar e participar em actividades de cariz escutista, atendendo ao nosso lema “Uma vez Escuta, sempre Escuta”. Os valores, os pólos educativos, deixar sinais de vida como deixávamos sinais de pista quando fomos jovens, viver em conformidade com o nosso ideal, foram mensagens dos oradores que de forma escutista connosco reflectiram.O dia acabou em abraços e uns “até a próxima”, “espero que seja breve”, “gostei muito deste dia”… A Região de Braga e o Escutismo está de Parabéns.
António Pinheiro

Sem comentários: