quinta-feira, dezembro 14, 2006

Vale a pena pensar nisto...

Um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos.
"Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Eles estão sempre a brigar".
Quando então lhe perguntaram qual dos cachoros ganharia a briga, o sábio índio parou, reflectiu e respondeu:
"Aquele que eu alimentar".
Vale a pena pensar nisto... 2007 será um ano muito importante para nós, vamos tentar alimentar o "...muito bom e dócil.". Com toda a certeza vamos concluir que será esse cachorro que quereremos alimentar para o resto da vida.
Bom 2007 para todos.
Paulo Paias

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Nova sede já com actividade

Decorreu no dia 7 de Dezembro de 2006, pelas 21:30h, a primeira reunião do nosso núcleo na "Nova Sede". Como seria de esperar foi muito animada e muitas idéias surgiram para a preparação do espaço que futuramento poderemos chamar o nosso "Canto de Patrulha"...
A reunião foi precedida de uma pequena oração dirigida pelo nosso Secretário Administrativo, e de seguida muitos foram os temas abordados. Que Deus nos ajude a concretizar todas as idéias que surgiram e surgirão ao redor desta mesa.
Todas as quintas-feiras, pelas 21:30h, estaremos para continuar "Alerta para Servir".

quinta-feira, novembro 30, 2006

FNA Lagoa já tem sede.

Após muitos anos de Fraternidade Nuno Álvares em Lagoa, finalmente temos um local próprio, com dignidade para reunir e desenvolver os nossos projectos de acção.
A Câmara Municipal decidiu readaptar o antigo lar de idosos da cidade e transformá-lo no Núcleo de Associações de Lagoa, instalando no local diversas associações/colectividades que não tinham instalações próprias.
A direcção do Núcleo de Lagoa da Fraternidade Nuno Álvares não pode deixar de agradecer o apoio da Autarquia Local, nas pessoas do Ex.mo Sr. Presidente Dr. José Inácio e Ex.mo Sr. Vereador da Cultura Dr. Joaquim Cabrita pela disponibilização deste magnifico espaço e pela atenção que sempre demonstraram na resposta ás nossas solicitações.
A inauguração oficial da nossa sede decorrerá dentro de alguns meses, logo que criarmos as condições necessárias ao seu normal funcionamento. Melhor ano para isso não poderia haver, pois 2007 será um ano em grande para o Escutismo Mundial, comemora-se o Centenário do Escutismo. Será sem duvida uma data memorável para todos nós, pois juntaremos o realizar de um sonho antigo com a comemoração de um aniversário “único” para todos nós (100 anos de Escutismo).
Com a ajuda de Deus, Beato Nuno e Nossa Sr.a da Luz este espaço servirá para nos tornar cada vez mais fortes e consumarmos as obrigações inerentes ao lema que escolhemos, “ALERTA PARA SERVIR”, e á promessa que fizemos um dia, na nossa juventude e que aqui estamos para cumprir enquanto Escuteiros Adultos que somos.
A cerimónia informal de entrega das chaves decorreu pelas 18:30h do dia 30 de Novembro do corrente ano, com a presença de representantes da Autarquia e das associações beneficiárias do espaço.
Com o espírito de Baden Powell, fundador e Escuteiro-Chefe Mundial, sempre presente, vamos trabalhar para uma fraternidade cada vez mais forte e um escutismo cada vez mais presente na Sociedade que tanto dele precisa nos dias de hoje.

A Direcção do Núcleo de Lagoa da FNA

Travessa Dr. João Grade, n.º1

sábado, novembro 18, 2006

Um Mundo Uma Promessa



FNA abre comemorações do Centenário

No passado Domingo, 12 de Novembro, em Bairro – Vila Nova de Famalicão, Região de Braga, a Fraternidade Nuno Álvares, juntou cerca de 600 elementos entre associados, alguns membros do CNE, Guias de Portugal e também familiares. Foram encerradas as comemorações dos 50 anos de FNA e a abertura das comemorações dos 100 anos do Escutismo.
Bem cedo começaram a reunir-se os participantes junto à capela de Bairro de onde saiu o cortejo até a Quinta de Vila Verde, onde se desenrolou toda a actividade. Foram 37 os Núcleos presentes, 7 regiões representadas e um mar de sorrisos. O dia estava bonito, assim como bonito foi o início desta actividade com o reencontro de boas amizades, algumas construídas no ultimo ACANAC da FNA. A entrega de uma medalha comemorativa foi uma ideia da organização que agradou a todos, uma boa recordação.
No local bastante aprazível, chegado o desfile, deu-se início à Eucaristia presidida pelo Assistente Regional de Braga do CNE, acompanhada de cânticos por um coro misto dos Agrupamentos de Bairro e S. Miguel de Ceide. Estavam reunidas as condições para uma actividade verdadeiramente escutista. O Chefe Nacional do CNE, Luís Lidington fez-se representar por José Pedro Sousa, Chefe Regional de Braga. Presentes também outros responsáveis regionais e nacionais da FNA e do CNE.
O almoço chegou, num ambiente extraordinário, à altura do momento, onde não só se comeu, como se recordou as canções escutistas. A Direcção Regional de Braga esmerou-se na organização e o resultado foi mais uma actividade que mostra que a FNA sabe estar no Escutismo e se empenha a manter viva a chama.
A meio da tarde a cerimónia de encerramento, ao jeito de uma sessão solene, foi presidida, pelo Sr. Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Reuniu oradores convidados que de forma pedagógica nos falaram de Beato Nuno, de valores e missão, do porquê da existência da FNA e das suas funções no Escutismo.
D. Jorge Ortiga deu-nos a honra da sua presença, tendo-nos dirigido palavras de incentivo, recordando a “missão” de um escuteiro, quer esteja no activo do CNE, quer esteja na FNA, numa festa que teve de tudo um pouco, desde a confraternização e o estreitar de laços de amizade. à reflexão da nossa função na associação. No final do dia, foram entregues as lembranças, azulejos alusivos ao evento, pintados à mão na Cerâmica de Bairro.
É importante a nossa participação nos eventos e actividades, é importante estarmos disponíveis para continuarmos a construir uma FNA que merecemos. Criar e participar em actividades de cariz escutista, atendendo ao nosso lema “Uma vez Escuta, sempre Escuta”. Os valores, os pólos educativos, deixar sinais de vida como deixávamos sinais de pista quando fomos jovens, viver em conformidade com o nosso ideal, foram mensagens dos oradores que de forma escutista connosco reflectiram.O dia acabou em abraços e uns “até a próxima”, “espero que seja breve”, “gostei muito deste dia”… A Região de Braga e o Escutismo está de Parabéns.
António Pinheiro

terça-feira, novembro 14, 2006

Centenário do Escutismo - 100 anos

Um Mundo Uma Promessa

Milhões de pessoas da maior parte dos países e das culturas do mundo aderiram à Promessa e à Lei do Escuteiro. 2007 não é apenas um olhar sobre o passado. É sobretudo a entrada num novo século do Escutismo. O 100º aniversário do Escutismo deverá proporcionar o seu desenvolvimento. Queremos preparar o futuro, melhorar o impacte do Escutismo, para benefício de um maior número de jovens, das suas famílias, da Igreja e da sociedade em geral.
Os eixos estratégicos das celebrações do Centenário do Escutismo são:
- Proporcionar um melhor conhecimento do Escutismo, à população em geral.
- Promover a melhoria da qualidade da prática do Escutismo.
- Promover a Paz.
- Demonstrar o contributo do Escutismo no Ambiente.
- Associar as comunidades.

A organização Mundial do Escutismo convida todos os actuais e ex-escuteiros a renovarem a sua Promessa de escuteiro às 8h do dia 1 de Agosto de 2007, numa cerimónia pública, na comunidade, numa praça, num local visível. Em simultâneo com Idanha-a-nova, Brownsea e Hyllands Park (Inglaterra).



O Núcleo de Lagoa pretende comemorar o Centenário do Escutismo com várias iniciativas.
Estão em análise várias propostas de actividades a realizar durante o ano de 2007.
A nossa primeira grande actividade, no próximo ano, será a inauguração da nossa sede, para que hajam as condições de trabalho necessárias á realização de tudo o que pretendemos.
Que Deus nos ajude a cumprir o nosso objectivo e
que o espirito de Baden Powell nos faça "impelir a nossa própria canoa".
Pretendemos caminhar ao lado do CNE e em especial dos agrupamentos do nosso Concelho.
Neste pequeno "Caderno de Caça" daremos noticias sobre o que pretendemos fazer.

segunda-feira, novembro 13, 2006

FESTA DE BEATO NUNO 12.11.2006


Estivemos lá...
Parabéns a toda a organização.

O Núcleo de Lagoa esteve representado nesta actividade de grande importância para a Fraternidade de Nuno Álvares, e levou consigo um Clã da Paróquia de Torredeita, para aprofundarem os conhecimentos que tinham sobre a nossa Associação.



quinta-feira, novembro 02, 2006

FESTA DE BEATO NUNO - 2006



12 Novembro 2006

>> FESTA DE BEATO NUNO NA REGIÃO DE BRAGA <<
Famalicão

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES NACONAIS
DO CINQUENTENÁRIO DA FNA
E
ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO ESCUTISMO
NO ÂMBITO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO

terça-feira, outubro 31, 2006

A História de Banden Powell



www.youtube.com/watch?v=VhEvU4VrtFg&mode=related&search=

Obras da sede do Núcleo de Lagoa







Com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa (sem a qual não seria possivel realizar este sonho), vai ser possivel ter um canto só para as actividades do nosso Núcleo.
Muito trabalho ainda há a realizar, após a entrega oficial.
Obrigado á C. M. Lagoa, e a todos os que nos vierem a ajudar

segunda-feira, outubro 30, 2006

ACANAC'2006 F. N. A.


O núcleo de Lagoa esteve representado no Acampamento Nacional da Fraternidade de Nuno Álvares realizado em S. Jacinto, de 15 a 19 de Agosto.
Os dois elementos participaram como membros das equipas de serviço nas áreas de segurança e actividades. Estiveram também em campo familiares dos representantes deste núcleo.
Foi uma actividade muito interessante, em que se cimentaram amizades e contactos com escutas fraternos nacionais e estrangeiros.
Apesar da chuva que se fez sentir, todos ficaram de "pedra e cal" demonstrando que apesar de adultos e muitos com avançada idade, ainda prevalece a força e vontade de participar na vivência escutista e a responsabilidade de servir os que lá estavam.
Foi muito interessante ver como se movimenta uma cidade de lona, em que a maior percentagem eram escuteiros adultos.
Canhota amiga a toda a equipa organizadora.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Nota de imprensa

Escutas Adultos renovam Promessa em Lagoa

“Nas grandes etapas da vida escutista, isto é, nas diferentes fases do seu crescimento, vai renovar a Promessa e enraizá-la mais profundamente em si próprio como uma nova tensão no sentido do bem. É preciso levá-lo a fazer do seu compromisso externo um acto livre, reflectido e alegre.”
Estes apontamentos retirados do livro “Pela Educação à Liberdade um Caminho: o Escutismo”, servem como uma lembrança do tal dia, de qualquer mês, de qualquer ano, em qualquer lugar onde realizaram o sonho de se tornarem Escuteiros.
Agora, mais uma vez foram chamados a renovar a promessa, desta vez de adesão à Fraternidade de Nuno Álvares, com o mesmo empenho, força, coragem e em liberdade.
Decorreu em Lagoa no dia 14 de Outubro pelas 20.00h, na Capela do Convento de S. José, a renovação da Promessa Escutista e imposição de lenços castanhos (símbolo desta associação de escutismo adulto) de mais nove elementos do núcleo, que ganha assim nova dinâmica e uma cada vez maior capacidade de SERVIR (a deus, á pátria e ao próximo).
À Fraternidade dos Antigos Escutas do Corpo Nacional de Escutas foi-lhe indicado como patrono a figura notável de um ser humano, que se destacou ao longo da vida por defender valores em que sempre acreditou, e que muito se aproximam dos mesmos que os escuteiros querem fazer todo o possível por cumprir: Essa figura notável foi D. NUNO ÁLVARES PEREIRA.
Pretende este núcleo crescer em quantidade e especialmente em qualidade, para poder estar ALERTA para SERVIR.

Paulo J. P. Paias
Presidente do Núcleo
paulo.paias@netcabo.pt
http://fna-lagoa.blogspot.com

segunda-feira, outubro 16, 2006

Nuno Álvares Pereira


6 DE NOVEMBRO DIA DE BEATO NUNO
PATRONO DA FNA

À Fraternidade dos Antigos Escutas do CNE foi-lhe indicado como patrono a figura notável de um ser humano, que se destacou ao longo da vida por defender valores em que sempre acreditou, e que muito se aproximam dos mesmos que os escuteiros querem fazer todo o possível por cumprir: Essa figura notável foi D.NUNO ÁLVARES PEREIRA.
É nesse contexto e neste personagem que podemos assentar toda a nossa mística: por um lado, temos o herói, que o foi valorosamente com feitos importantes e inesquecíveis, e que de certo modo todos desejamos imitar ainda hoje. Não já o herói de capa e espada nem tão pouco o da banda desenhada ou dos filmes. Queremos ser heróis na vida quotidiana: o herói que arrisca a vida quando se senta ao volante do carro para ir trabalhar ou quando viaja de avião ou de navio; o herói quando luta pela sobrevivência para criar a sua família e educar os filhos; o herói quando enfrenta o egoísmo, a vaidade, a corrupção, a falta de lealdade, a inveja... tanto na fábrica como no escritório, como junto dos amigos ou meramente dos conhecidos. D. Nuno indica-nos sempre a tomar o caminho como um líder, um chefe, e não como um indivíduo amorfo; valente e não cobarde; animado e não enfadonho, alegre e com bom humor e não triste ou aborrecido.
A outra vertente de D. Nuno inspira-nos a chegar à santidade, objectivo final de qualquer cristão. Não devemos esquecer a mensagem do Papa João Paulo II, quando nos apela: “não tenham medo de ser santos”. D. Nuno ofereceu-nos o exemplo de solidariedade principalmente com os mais pobres; a humildade é revelada pelo abandono e doação da sua imensa fortuna, só equiparada ao do próprio rei, distribuída por aqueles que mais precisavam. A suavidade e a doçura da sua vida pura encontrou lugar quando se recolheu na Ordem dos Carmelitas, onde trocou as ricas vestes e a luzidia armadura, pelo burel castanho e remendado de um simples monge, como desejava ser o último servidor de Deus.
Por analogia podemos comparar parte da sua vida como a de um verdadeiro escuteiro. Se não vejamos. Começou como escudeiro da rainha, ainda muito novo, tendo para isso de fazer as “provas de adesão” que na época eram normais: comportamento na corte, etiqueta nas refeições, domínio das armas, treino de equitação, o gosto pela leitura, e muitas outras provas. Depois de ter ultrapassado as provas com êxito foi aprovado e investido como cavaleiro, aceitando as leis da cavalaria e do reino, ficando na véspera em meditação toda a noite, em abstinência e oração, a que podemos chamar estar em velada de armas ou em vigília de oração. Na manhã seguinte, foi vestido como cavaleiro, recebendo o arnês, as esporas, o elmo e por último a espada, seguindo-se depois o juramento. Como madrinha teve a própria Rainha D. Leonor. Todo este cerimonial leva-nos a comparar com a Promessa escutista, quando o escuteiro já trajando o uniforme, recebe as insígnias, o assistente coloca-lhe o lenço, a madrinha o chapéu ou o “beret” e por fim o chefe cumprimentando-o entrega-lhe a vara, saudando-o.
O Mestre de Avis, mais tarde D. João I era o chefe a quem D. Nuno prometeu fidelidade e respeito, e pelo seu mérito pessoal levou-o a alcançar o comando supremo do exército português, sendo designado como Condestável de Portugal.
É o caminho exemplar de um bom escuteiro que vai conquistando, ano após ano, as várias etapas de progresso, as suas competências e especialidades, os prémios, até vir alcançar a honra de ser designado Cavaleiro da Pátria.
Estes são os dons naturais do escuteiro, que transforma a simples boa-acção em actos profundos de solidariedade até mesmo de abnegação, por vezes com risco da própria vida; nesse sentido a galeria dos escuteiros heróis estende-se por todo o mundo.
É esse o nosso ideal, é esta a nossa mística, que por um lado tem como cenários os campos dos Atoleiros, de Aljubarrota ou de Valverde e por outro lado as ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, onde o Beato Nuno de Santa Maria morreu. Os seus restos mortais encontram-se actualmente na Igreja de Santo Condestável também em Lisboa.
Quando alguém te perguntar: qual é a mística da FNA? Conta-lhe esta história, à tua maneira, não esquecendo que ninguém cumpriu melhor os deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria que D. Nuno Álvares. Ele foi um bom cidadão e filho de Portugal, lutando sempre pela sua liberdade. Foi bom filho, bom marido e um esforçado pai, o que muito nos orgulha ter como patrono e modelo da nossa Associação.
in (http://fna.cne-escutismo.pt/)

domingo, outubro 15, 2006

Obrigado IRMÃOS pela alegria que me deram


« Este compromisso de servir a Deus, a Igreja e a Pátria, que evidentemente não devem estar ao mesmo nível, o escuteiro toma-o por sua honra…

O Escutismo é o conjunto daqueles que se comprometeram a estar “Alerta”, o que significa, escreve Banden-Powell, “…que deveis ter o espírito e o corpo sempre em condições de fazer o seu dever…”

“Nas grandes etapas da vida escutista, isto é, nas diferentes fases do seu crescimento, vai renovar a Promessa e enraizá-la mais profundamente em si próprio como uma nova tensão no sentido do bem. É preciso levá-lo a fazer do seu compromisso externo um acto livre, reflectido e alegre.”

Estes apontamentos retirados do livro “Pela Educação à Liberdade um Caminho: o Escutismo”, servem como uma lembrança do tal dia, de Qualquer mês, de Qualquer ano, em qualquer lugar onde realizaram o sonho de se tornarem Escuteiros.

Agora, mais uma vez são chamados a renovar a promessa, desta vez de adesão à Fraternidade de Nuno Álvares, com o mesmo empenho, força, coragem e em liberdade.

Que o Vosso compromisso voluntário à F. N. A. seja para nós uma mais valia. Assim seja e por muitos anos....»

Nota de abertura da Cerimónia por,
Paulo Paias - Presidente do Núcleo

OBRIGADO. Que possamos remar a nossa canoa em conjunto e sempre na mesma direcção.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Mensagem do Presidente da Direcção Nacional da FNA


Mas afinal, para que serve a Fraternidade....

Quem somos? O que somos? O que nos une?
A nossa Missão deverá ser conotada com a Boa Acção e devemos continuar a ser a expressão de um dos desígnios mais importantes do escutismo... O Serviço.
Mas mais do que pertencer a um grupo de gente que faz boas acções, o que já por si é positivo, estar na FNA deverá significar algo mais abrangente e mais profundo.
Somos um espaço adequado ao desenvolvimento dos valores do escutismo e que, tem capacidade para desenvolver projectos de elevado interesse para o apoio, a divulgação, promoção e implantação do nosso Ideal, nos quais devemos colocar toda a nossa experiência, competência, espírito organizativo e capacidade de entrega.

Vitor Faria

quarta-feira, outubro 04, 2006

Cerimónia de Renovação da Promessa e Imposição de Lenços


Esta associação está representada em Lagoa há muitos anos, no entanto só recentemente adquiriu maior dinâmica, motivada também pelas alterações a nível nacional e com o reforço continuado do seu efectivo (embora ainda pequeno).
Assim e dentro deste contexto, viemos anunciar que iremos, realizar uma cerimónia de renovação de promessas e imposição de lenços, no próximo dia 14 de Outubro, pelas 19h30, na Capela do Convento de Sº José em Lagoa. Fica assim aberto a quem desejar assistir à cerimónia que o faça, contribuindo para uma troca de vivências e o testemunho vivo de todos vós.

A Todos um abraço Fraterno
O Presidente do Núcleo de Lagoa
Paulo Paias

Fraternidade Nuno Álvares, o que é?


A Fraternidade Nuno Álvares (FNA), é a associação daqueles que na sua juventude foram escuteiros do CNE - Corpo Nacional de Escutas – Escuteiros Católicos Portugueses. É uma associação de escutismo adulto, privada, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Tem como finalidades:
- Estreitar os laços de amizade vividos durante o tempo em que cada um “pertenceu” ao CNE;
- Constituir uma forte falange de apoio ao CNE, na medida das possibilidades de cada associado;
- Possibilitar a participação dos associados em actividades escutistas;
- Permitir a partilha entre experiências do passado e as realizações do presente, pelo desenvolvimento das relações entre “antigos” e actuais escuteiros;
- Manter vivo nos seus associados o Espiríto Escutista, nomeadamente: na vivência da Fé e humanismo Cristão; na atitude do Serviço voluntário ao próximo; na partilha fraterna Mundial, com os outros irmãos escuteiros e guias;
- Na protecção da natureza.